Publicações do mundo jurídico e agronegócio

Considerações sobre a implantação do SERP – Sistema Eletrônico dos Registros Públicos que moderniza o sistema de registros públicos brasileiro.

COMPARTILHE:

Com o objetivo de agilizar os procedimentos de registros públicos de atos e negócios jurídicos foi publicada em 28.12.2021 a Medida Provisória (MP) 1085/21, que permitirá aos cartórios a realização das suas operações por meios digitais, com a implantação do Sistema Eletrônico dos Registros Públicos (SERP).


Essa tecnologia permitirá, dentre outras funções, a interconexão entre as repartições de diferentes regiões, os usuários do serviço e os órgãos do poder público, para o compartilhamento e prestação de informações. Dentre as facilidades, com a SERP será possível enviar, receber e arquivar documentações como certidões, títulos, matrículas, entre outras, e consultar e visualizar os atos registrados pelos estabelecimentos, por meio eletrônico.


O SERP também viabilizará a utilização da assinatura eletrônica nas operações e o uso de dados armazenados no sistema para a realização dos registros, substituindo a apresentação de documentos físicos em alguns atos cartorários.


A MP trata também de outras alterações em outras legislações, mas neste boletim apresentaremos as principais alterações promovidas pela MP relacionadas especificamente a implantação do SERP e aos atos e negócios jurídicos que podem ser modernizados e simplificados junto aos Registros Público.


Confira o material na íntegra, clicando aqui.

Luchesi Advogados

Com uma história de mais de 30 anos, somos referência em prestação de serviços jurídicos especializados a clientes da cadeia produtiva agroindustrial e de outros setores da indústria. Nossa atividade tem sido reconhecida nacional e internacionalmente e se destaca pela forma inovadora que tratamos as questões consultivas, negociações contratuais, além de litígios e operações estratégicas do agronegócio.

Compartilhe:

Assine nossa newsletter para receber dicas práticas sobre gerenciamento de sites diretamente em seu e-mail.

Posts relacionados

Leia mais sobre o tema